Futhark: o alfabeto das runas
Tal como o abecedário, futhark tem este nome devido ás primeiras cinco primeiras letras runicas. Mesmo o nosso alfabeto advém das runas.
Mas toda a criação da runas está ligado ao misticismo. Existem também vários alfabetos de runas em que varia o numero de runas, cujo o numero delas é 18, 24, 28 e 33.
Mas o mais estudado é o Elder Futhark/Futhark ansião que se baseia em 24 runas (como poderás ver na tabela em baixo.
Magisticamente este alfabeto está ligado à mitologia nórdica, como o mito da criação das runas:
Odin, o Pai-de-Todos (o Deus regente desta mitologia) para adquirir mais conhecimento e sabedoria, pegou na sua lança Gungnir e travessou a em si de forma a ficar dependurado de cabeça para baixo na Yggdrasill (Árvore da Vida) onde ficou assim por 9noites e nove dias. Ainda chegou a sacrificar um dos seus olhos. No fim deste período de tempo, lhe apareceu as runas no fonte junto ás raízes da Yggdrasill e pegou nelas. Odín ofereceu as runas aos humanos (sendo este um dos mais elevados presentes que ele nos deu) para que nós podermos ter acesso ao conhecimento.
Por muito tempo estas runas foram usadas como forma de escrita no países nordicos, mesmo resistindo até ao final do século 19. Mas aos poucos foram abandonadas para o abecedário. Muita da sabedoria tradicional de como utilizar as runas de forma magistica quase que desaparecerram, só em alguns países, nas partes mais rurais é que ainda circula formas de actuação magistica com elas, como o Galder e algumas formas de uso oracilar. Mas desde o principio do século 20, numeadamente na Alemanhã, começou um vivencionalismo das runas de forma magistica, surgindo sistemas magisticos e religiosos como o Ondinismo e o Asatru.
Cada runa tem significados mágicos e carateristicas que podem ser usados na magia, como oráculo, como também usada para criar sigilos e textos mágicos.
As runas são símbolos que nos remetem ao mais profundo autoconhecimento da nossa própria natureza, traduzindo, através da sua grafia, toda ancestralidade e a sabedoria do grande Deus nórdico Odin.
O Elder Futhark está dividido em três aettir (grupos de oito): o Aett de Feoh, o Aett de Hagal e o de Aett de Tyr.|Aett de Feoh – a Criação|
O primeiro jogo de 8 Runas representam a criação do mundo, a fertilidade e início da vida. Regido pelo Deus Freyr, diz respeito à realização material e ao plano físico.
Fehu – O gado, a riqueza
Posição normal: riquezas materiais e espirituais, sucesso e vitória.Invertida: Frustrações, impasses e perda de estima pessoal.
Ur – O touro bravo, a força
Posição normal: Boa sorte, amadurecimento e progresso numa carreira.Invertida: Oportunidades perdidas, influências negativas e desânimo.
Thorn – Os espinhos de Thor
Posição normal: Proteção, decisão importante a tomar e boas notícias.Invertida: Decisões precipitados, cautela e más notícias.
Ansor – Palavras de Odin
Posição normal: Sabedoria, conselho dado por uma pessoa mais velha.Invertida: Falta de comunicação, futilidade e movimento inútil.
Rad – A carruagem
Posição normal: Viagem, união e progressos em direção às metas da vida.Invertida: Rompimentos, fracassos e viagens desagradáveis.
Ken – A tocha
Posição normal: Renovação, novos começos e iluminação.Invertida: Perda de prestígio social ou de posses valiosas, fim de um ciclo.
Gebo – O presente
Posição normal: União, equilíbrio, bons negócios e amor correspondido.Invertida: Não tem posição invertida.
Wynn – A alegria
Posição normal: Felicidade, bem estar e transformação para melhor.Invertida: Infelicidade emocional, crises e perdas afetivas.
|Aett de Hagal – a necessidade|
Ensina-nos a aprender com as adversidades da vida. Regido pelas forças da natureza e dos elementais, diz respeito ao plano emocional.
Hagalaz – O granizo
Posição normal: Doença, limitações e adiamento dos planos.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Nied – A necessidade
Posição normal: Paciência e cautela para os planos sejam bem-sucedidos.Invertida: Não aja precipitadamente, controle a raiva e aprenda com a adversidade.
Is – O gelo
Posição normal: Período de gestação, saber esperar o momento oportuno.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Jera – A colheita do ano
Posição normal: Período de espera, fertilidade, alegria e satisfação.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Yr – O teixo
Posição normal: Proteção, final de um ciclo e começo de uma nova vida.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Peorth – Algo oculto
Posição normal: Ganhos inesperados, conhecimentos ocultos e espiritual.Invertida: Desapontamentos, traições e paciência.
Eolh – A proteção do alce
Posição normal: Viagem, novos caminhos, alegria e progresso.Invertida: Inquietação, vulnerabilidade e perigos vindo de fora.
Sigel – O Sol
Posição normal: Auto-realização, regeneração e vitória.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
|Aett de Tyr – a Humanidade|
Mostra como conduzir a nossa vida. Regido pelo Deus Tyr, invoca a justiça e diz respeito à realização do plano espiritual.
Tyr – O Deus TyrPosição normal: Vitórias, discernimento, intuição e poderes psíquicos.
Invertida: Problemas emocionais e força vital sendo desperdiçada.Beorc – O vidoeiro
Posição normal: Nascimento de um bebê ou nova idéia e amadurecimento.
Invertida: Confusão. Desânimo, separações e carências.
Eoh – O cavalo
Posição normal: Movimento, mudanças, progresso e lealdade.Invertida: Saber esperar, evitar ação e mudanças.
Mann – O homem
Posição normal: Integração, confiança e clareza interior.Invertida: Falta de fé, bloqueios e inimigos ocultos.
Lagu – A água
Posição normal: Fluidez das emoções, intuição e poderes psíquicos.Invertida: Pensamentos confusos, enganos e fracassos.
Ing – transformações
Posição normal: Realização de um sonho, nascimento, amor e sexualidade.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Daeg – O dia
Posição normal: Prosperidade, mudanças e transformações positivas.Invertida: Essa Runa não tem posição invertida.
Othel – A herança
Posição normal: Bens ancestrais, propriedade, heranças e notícias de longe.Invertida: Problemas com propriedade e heranças.
|Uso Oracular|
As Runas podem ser usadas como método adivinhatório.Para isso podemos procurar no mercado por pedras ou cartas runicas, ou então podemos cria-las nós mesmos.
Para isso basta só fazer uso da nossa criatividade.
Podemos desenhar as runas em pedaços de madeira, em barro, gesso, em cartão, etc..
Depois precisamos de as carregar energéticamente para que venham a nos transmitir conhecimento do interior.
Antes de fazeres uma tiragem das runas, ora da forma que achares mais proveitoso para ti.
Jogo da Runa
Esta é a utilização mais simples e prática do oráculo, consistindo na seleção de uma Runa para uma visão global de uma situação inteira. Retirar apenas uma runa pode ajudár a focalizar mais claramente a questão. Quando estiveres preocupado com alguém que se encontre longe e não há possibilidade de entrarem em contato, concentra-te nessa pessoa e então retire uma Runa. Esta prática abre na mente um portal para o incomum.
Jogo das Três Runas
- runa- A resposta objectiva
- runa- Explica
- runa- conclui
Para situações mais complexa. Depois de formular a questão com clareza, retira cinco runas, uma de cada vez, colocando-as uma abaixo da outra em ordem descendente:
- Perspectiva Global da Situação
- Desafio
- Curso de Acção requerido
- Sacrifício
- Situação desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário