quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Formação dos sinais de Raiz a partir dos traçados das Flechas e Chaves das entidades

by
W. W. Matta e Silva, em Umbanda de Todos Nós, concentra-se em três bandas, linhas ou agrupamentos de entidades manifestantes ordenadas pela Lei: Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos.
Existe um conjunto tríplice de traçados usados na formação do ponto riscado, através do qual as entidades se identificam por completo no aparelho de incorporação.
Os pontos riscados são um tema que gera muita curiosidade e interesse, mas principalmente perguntas não respondidas e muitas, muitas dúvidas. Em breve farei um post sobre a simbologia dos pontos riscados (com nosso modesto conhecimento sobre o tema), mas o que queremos demonstrar aqui é a formação dos SINAIS DE RAIZ das entidades manifestantes das três bandas ordenadas pela lei através da integração das FLECHAS INDICADORAS DE BANDA com as CHAVES DAS LINHAS DE CADA ORIXÁ.
Para começar, apresentaremos  os verdadeiros sinais simples ou caracteres identificadores da junção das Três Bandas ordenadas pela Lei – de Espíritos de CRIANÇAS, CABOCLOS e PRETOS-VELHOS.
Eis os Sinais Cruzados das três Bandas:
Image
Assim, temos três caracteres que identificam três AGRUPAMENTOS ou BANDAS, apresentados por sinais chamados FLECHAS:
Image
    CRIANÇAS                          CABOCLOS                     PRETOS-VELHOS
Até agora, com a FLECHA, temos a banda afim das entidades, mas elas podem dar um ponto riscado, no qual caracterizam três fundamentos que se completam, formando um TODO.
dd
O segundo sinal que pode ser utilizado chama-se CHAVE, a qual revela a banda da entidade (se é criança, caboclo ou preto-velho) e sua linha (qualquer uma das sete). Vale destacar que todos os espíritos de criança estão exclusivamente sob a vibração de YORI, e os Pretos-Velhos de YORIMÁ, mas os caboclos se distribuem em CINCO VIBRAÇÕES DIFERENTES, que são: de ORIXALÁ, YEMANJÁ, OGUM, OXOSSI E XANGÔ. O sinal resultante da fusão da FLECHA com a SETA chama-se RAIZ. Eis alguns exemplos:
EE
Quando não sabemos as posições-chaves de tais traçados, a situação pode se tornar bastante complexa. Vejamos um conjunto simples da junção das Sete linhas ou Vibrações.
rrr
Bem, este foi um primeiro passo para a compreensão dos riscados na Umbanda. Este é um tema extenso e complexo, com certeza retornaremos a ele muitas vezes, e contribuições são bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário