segunda-feira, 10 de março de 2014

Como desenvolver a clarividência

*ATENÇÃO! - Aviso sobre estabilidade mental
Clarividência demais sem o devido equilíbrio pode causar desequilíbrios mentais. Nos manicômios a maioria dos pacientes, de 90% para cima são de algum assédio astral, e não somente uma causa anatômica/biológica da pessoa. Claro que o biológico influi, mas com a entrada de assediadores por meio de clariaudiência e clarividência, a situação piora muito, podendo levar à loucura. Óbvio que isto não acontece da noite para o dia e que existem sinais de que a prática está sendo nociva. É possível parar com tudo e reverter o processo, porém permanece o aviso.

EVITE SER MAIS UMA PESSOA DOENTE! NÃO COMEÇE ALGO QUE NÃO LHE TRARÁ BENEFÍCIOS!

Dado este aviso importante, vamos prosseguir. Com coragem e perseverança a grande maioria dos problemas podem ser resolvidos. 


*Sintonias
A pessoa suscetível à recepção de informações de outra dimensão precisa ter boas sintonias para atrair boas entidades e pensamentos por meio da afinidade. Cada um capta o que está sintonizando por meio dos seus pensamentos.

Como a maioria da população terrestre tem péssimos pensamentos, com excessão de alguns países e RARÍSSIMOS lugares mais desenvolvidos, e eu considero isto verdade absoluta sem a mínima possibilidade de debate a respeito do assunto - é importante que os poucos interessados em ter clarividência tenham esta consciência para poder ajudar os outros a alcançar o equilíbrio, ao invés de se tornarem mais pessoas assediadas carentes de ajuda espiritual/mental.


*Atração de entidades
A pessoa normal que aumenta clarividência voluntariamente inevitavelmente atrairá entidades. Que sejam boas, pois se forem ruins ela deve ter força para se manter estável e com pensamentos positivos que emanem boa energia para se manter em equilíbrio.

Entidades geralmente entram com medo, procurando assustar o clarividente iniciante. Assediadores se especializam em coisas como ambição, ódio, luxúria ou medo para incitar sua vítima. Estar se desenvolvendo e atrair assediadores assustadores é ruim. Isso vai acabar com as noites de sono. 


*Criando estabilidade emocional
É necessário desenvolver chakras do coração, plexo solar e umbigo para manter bom estado emocional diante do assédio. O chakra do coração para gerar bons sentimentos de amor puro e ternura, o do plexo solar tem que estar limpo pois ali se acumulam ódio, medo e outros sentimentos ruins/inferiores e o chakra do umbigo dá força pessoal e auto estima para se impor diante de assédios e encarar a situação com força resolve-la sem dar para trás.

O iniciado deve sugar energias por estes chakras voluntariamente, através do pensamento, e que seja energia de boa qualidade, e procurar comprimir esta energia com estes chakras, ou algum movimento similar de modo que densifique energia com eles. Este é um exercício para chakras similar ao de apertar algo com a mão - os chakras vão ficar mais fortes.

Quanto mais energia melhor, e quanto mais densa/forte conseguir faze-la melhor. Mas a qualidade da energia é o mais importante. Deve ser energia de amor, liberdade e boa auto estima, bons pensamentos, para que o chakra tenha um bom padrão integrado na sua estrutura. Um chakra que sempre recebe boas energias vai ficar padronizado com elas e mais forte, positivo, enquanto um chakra com energias ruins e nocivas, vai entupir ou enfraquecer de outra forma.

Um chakra com energias corruptas pode ficar mais forte, mas terá um desempenho negativo para a pessoa, atraindo entidades e problemas kármicos ao invés de resolver problemas e ajudar o bom desenvolvimento espiritual.


*Conexão para desenvolver o coração
Sugiro a prática da meditação dos dois corações que tanto me ajudou. O autor dela é o Mestre Choa Kok Sui (MCKS), fundador moderno da Cura Prânica. Esta meditação consiste em sentar com a coluna reta, o que ajuda o fluxo de energias pela kundalini e tubo prânico/Antahkarana, e então relaxar entrando em sintonia com bons guias e energias de bençãos divinas à Terra.

O iniciado então procede a receber energias pelo chakra da coroa e emanar estas energias pelas mãos, chakra do coração e até o próprio chakra da coroa, para uma visão do planeta terra e seus habitantes logo à frente do praticante.

A pessoa está sentada e com as mãos estendidas de palmas abertas, emanando energias para um planeta terra pequenino que ela imagina à sua frente.

O fluxo de energias desta meditação é muito grande e desenvolve grandemente a capacidade da pessoa para depois emanar energias de forma e repelir assediadores astrais quando estes a vierem atacar.

Durante a meditação a pessoa invoca e sente energias de amor, paz, ética, saúde, cura, reconciliação, e em seguida ela transmite estas energias para a Terra e seus habitantes, dando uma grande bênção à terra.

A prática está bem descrita no livro "Pranic Healing", "Cura Prânica" ou qualquer outro livro escrito pelo MCKS. No Brasil a editora é a Ground, mas pode ser facilmente achado em sebos e no site "Estante Virtual" que é de sebos online, por um bom preço. (http://www.estantevirtual.com.br/q/choa-kok-sui ou http://www.ground.com.br/mestrechoakoksui)

Ele sempre coloca esta meditação no final dos seus livros, e ela é bem conhecida. Eu indico ela porque me ajudou muito e sempre que indiquei a alguém e a pessoa realmente praticou ela, obteve bons resultados. É boa para estabelecer um bom contato com fluxos positivos de energia e depois ter uma boa referência e também acesso a estas energias e entidades boas na hora de necessidade - para repelir ataques astrais, que vão acontecer quando se começa a abrir a clarividência fortemente.


*Tipos de clarividência
Tela/Imagem mental: é quando se vê com a mente, como uma imagem dentro da cabeça, um tipo de radar que a pessoa usa. É a visão de uma imagem mas não com os olhos.

Vidência: visão de objetos, nuvens e fluxos de energias, auras, chakras e entidades como se fossem objetos físicos. A pessoa pode mudar o foco de uma dimensão para a outra quando tem bom controle dos chakras e suas habilidades.

Visão remota: é a visão de lugares, eventos e pessoas do próprio plano físico mas separados por uma grande distância geográfica. Um clarividente que está vendo o que ocorre em outro planeta em outra galáxia (perfeitamente plausível para uma pessoa muito desenvolvida).

Um exemplo pode ser a visão involuntária de um evento enquanto ele está ocorrendo com uma pessoa à quem o clarividente tem uma forte ligação afetiva. Uma mãe que sente que seu filho está com problemas é um exemplo clássico de sensibilidade ou até clarividência rudimentar, isso mesmo numa pessoa que nunca procurou desenvolver capacidades paranormais.

Um caso célebre de clarividente muito bem desenvolvido seria o de Apolônio de Tiana que na época de Cristo viu por clarividência o assassinato de um imperador tirano contra quem ele vivia fazendo campanha política, enquanto esta ocorria. Apolônio descreveu sua visão aos presentes e disse que eles não deveriam acreditar nele, pois dentro de alguns dias viriam mensageiros de outras cidades com a notícia deste importante acontecimento político. Isso de acordo com a biografia do Apolônio (http://www.livius.org/ap-ark/apollonius/life/va_8_23.html#%A725).


Presciência/precognição: visão do futuro, do que irá acontecer. É a previsão de algum evento bom ou ruim, desejado ou indesejado, que de fato se confirma segundos, meses, anos ou séculos depois de sua percepção. Pode se dar por visão ou percepção vaga de uma idéia (iniciante) ou a abertura de uma verdadeira imagem acontecendo diante dos olhos do clarividente (deselvolvido).

Por exemplo, o praticante pode ter a percepção de uma imagem de que algo estará acontecendo daqui a 5 segundos na casa do seu amigo que mora do lado, ou de um amigo que mora em outro continente. A questão é a visão de um evento que ainda não aconteceu.

Existem pessoas com a capacidade de ver o passado e futuro dos outros como se fosse um filme. Vide o caso da famosa clarividente russa - Vanga (http://en.wikipedia.org/wiki/Baba_Vanga). Isto é uma habilidade que traz grande interesse público e pode causar grandes problemas ao clarividente quando este fala mais do que deveria, devido às pessoas que irão lhe pedir para "prever seu futuro ou vidas passadas", e que possívelmente ficarão zangadas quando este for ruim ou quando o bom não se concretizar, dependendo da cultura e nível de educação.


Retrosciência/retrocognição: por falta de um termo melhor (retrosciência eu inventei agora), seria a visão de algum evento passado ou lugar que existiu/era de tal forma no passado. Pode ser a visão de uma vida muito antiga, própria ou alheia. Visão de como um lugar era há séculos atrás.

Não é o acesso à memória cerebral, é o acesso à memória astral da própria pessoa, de terceiro, da memória impregnada na energia de algum lugar físico. Pode ser um acesso à informação associada a determinada idéia que leve à visão de imagens e informações muito antigas... aos quais a pessoa não poderia ter acesso de outra forma que não fosse a clarividência.

Endoscopia: visão do interior do próprio corpo ou do corpo de outra pessoa. Pode ser a visão de uma cavidade do organismo, que possibilita diagnóstico de doenças tal como exames de imagem.

Existem casos relatados, por exemplo o de uma menina russa de 7 anos que fazia descrição por meio de clarividência para pacientes médicos, e mais de 90% dos casos eram acertados por ela.

Microscopia: visão de partículas físicas ou de energia muito pequenas, microscópicas ou até menores. É possível ver a estrutura energética da aura de objetos, chakras ou formas pensamento. També é possível ver a vibração de materiais como se fosse um padrão desenhado, talvez até o movimento dos átomos. Porém é difícil muitas vezes se saber o que é visto...

Um bom uso desta visão é perceber e ter um conhecimento maior de como é formada certa energia que ajuda em curas, proteções ou limpezas, para depois poder reproduzir ou invocar esta energia. Neste caso ele poderia moldar a energia com este padrão que ele VIU e não apenas sentiu. É um instrumento a mais na produção de enesgias com boas qualidades.

Existe um livro de Leadbeater e Annie Besant sobre o assunto, "Occult Chemistry", onde estes descrevem a estrutura energética de elementos químicos (http://www.anandgholap.net/AB_CWL_Occult_Chemistry.htm).

Estes tipos de clarividência podem se misturar e certamente existe outros que no momento me escapam ou seriam demais para este texto. O importante é dar uma idéia geral que sirva de ponto de partida.


*Desenvolvendo a clarividência em si
É importante desenvolver a estrutura energética dos chakras para que eles sejam capazes de exercer os poderes de clarividência, e também praticar tentativas de ter estas visões pela vontade, mesmo que no início sejam apenas tentativas sem nenhum resultado, pois assim surgirão as sinapses cerebrais para estas funções e também a ativação destas funções nos chakras em si.

É como se o chakra fosse um computador que necessita de 100 unidades de memória para que a pessoa tenha um bom nível de inteligência e concentração, mas que necessita de 1000 unidades de memória para que a pessoa consiga acessar e compreender informações originalmente de oturas dimensões.

A memória é providenciada pelos exercícios para desenvolvimento da infraestrutura energética dos chakras.

Além da memória em si, a capacidade de perceber e compreender poderia ser comparada à construção de um programa de computador, com as funções de detectar certa vibração de energia e a informação contida nesta forma de energia, ou objeto, o que for. Além da precepção, é necessário também um programa (software) com a capacidade de interpretar o que é visto, captar informação além da imagem.

Este "programa de computador" ou "software" no caso seria a estrutura cerebral da pessoa, que com o tempo de prática vai se formando até que a pessoa veja e entenda tudo naturalmente, sem esforço ou cansaço, e em proporções/níveis cada vez mais amplos e profundos.

Os chakas também precisam deste esforço em ver e compreender o que é visto, para que estas funções se desenvolvam na sua estrutura energética. Não sei explicar isso pois não tenho compreensão completa de como funciona este desenvolvimento. Só sei que é necessária certa força nos chakras, como turbinas de energia, e também que certa dedicação consciente a tentar ver e entender são necessárias.

Certas pessoas desenvolvem clarividência apenas tentando ver outras dimensões. Outras desenvolvem seus chakras a tal ponto COM ENERGIAS EQUILIBRADAS e superiores que começam a ter visões mesmo sem tentar ter visões voluntariamentes. Então tentar ver desenvolve estrutura para os chakras aumentarem sua força e proporcionar a visão... E desenvolver chakras proporciona a visão. São dois caminhos.

O ideal é desenvolver os chakras com equilíbrio ao mesmo tempo que se procura ter a visão e compreensão em si, para obter resultados mais rapidamente. Porém desenvolvimento rápido demais pode causar desequilíbrios e deve ser abordado com cuidado, ainda mais para pessoas totalmente calouras em termos de energias e desassédio/desobsessão.

Procurar praticar os tipos de clarividência descritos acima é um bom meio de cuidar da parte funcional do desenvolvimento psíquico.


*Desenvolvendo a infraestrutura dos chakras
Primeiramente, este tipo de prática é indicado apenas a pessoas com boa condição de saúde, e se você tiver hipertensão ou alguma outra condição que ache que pode ser agravada por um grande fluxo de energias, então vá com calma e faça de leve o exercício. Apenas continue se sentir que há um benefísio e nenhum mal ao seu corpo ou bem estar.

Não me responsabilizo por nenhum mal, apesar de que acho que nenhum mal ocorreria, por favor veja aí com calma e não exagere. Essas energias existem e têm um efeito físico e psicológico em quem faz os exercícios. Seria bom consultar um médico antes dessas práticas. Mas acho que ninguém vai no médico para ver isso né, e também, é um jeito de eu transferir a responsabilidade. Sejam responsáveis por si, não me responsabilizo por resultados que podem ser os mais variados apesar da boa intenção e cuidado que tenho nas explicações deste texto.

Então, prosseguindo...

Procurar sintonia com seus guias, com boa intenção e fazer uma oração ou meditação como a dos dois corações, procurando criar um bom ambiente para mexer com energias. O ambiente deve então ser protegido com uma boa forma pensamento, para ficar fechado a qualquer tipo de intrusão ou assédio de entidades mal intencionadas. Isso é essencial para que o exercício corra e produza bons resultados, pois nunca se sabe o que pode acontecer em campo aberto.

Sentar com a coluna ereta em cadeira confortável ou com pernas cruzadas estilo lotus. Não precisa sentar que nem um monge com os pés em cima dos joelhos em lotus completa, o importante é ficar com a coluna bem retinha na vertical porque isso favorece o fluxo de energias da kundalini e também do tubo prânico/Antahkarana que passa verticalmente pelo meio do corpo e ao seu redor.

Manter as mãos viradas para cima a fim de receber boas energias e bênçãos dos guias amparadores. Também se pode colocar as mãos erguidas aos lados da cabeça, com as palmas para cima, com o intuito de receber e sugar mais energias de dimensões superiores. As palmas para cima captam mais energia e também criam um fluxo de energias vertical que acaba trazendo mais para o chakra da coroa absorver. Neste caso as mãos são acessórias do chakra da coroa no recebimento e absorção de energias vindas de dimensões superiores, que chovem no iniciado.

Sugar energias também pelos chakras dos pés e do períneo, captando energias do centro da Terra, ou de reservas naturais do campo aurico da Terra em si. A Terra é muito grande e absorvemos energias delas constantemente, da mesma forma que também liberamos energias gastas e prejudiciais ao nosso organismo para a Terra, que através da natureza absorve e recicla estas energias do mesmo jeito que faz com os gases, a água ou corpos de seres vivos à medida que morrem e dão continuidade ao ciclo da vida.

Do mesmo jeito que se usam as mãos e braços para receber mais energias, também se pode usar os pés e pernas para sugar energias da Terra mais fortemente, tanto para subir direto, quanto para criar um fluxo maior de energias em direção as chakras do períneo, por onde a energia também entra e sobe em direção à cabeça, que é o objetivo dos nosso exercícios neste caso particular.

Também seria bom usar este tipo de técnica de fluxo de energias vertical para energizar qualquer chakra desejado, seja no abdômen ou tórax. O coração em especial deve ser fortalecido para desenvolver sentimentos de amor que permitem produção de energias boas para proteção e para desassédios. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar o coração com energias, vá com calma e sentindo até onde seu corpo é beneficiado, para se proteger.

Neste ponto se tem um fluxo de energias vindo de cima, de dimensões superiores e de guias espirituais ou reservas de energias boas nos planos astral ou mental, e também um fluxo de energias vindo de baixo, da Terra e suas reservas naturais e sendo absorvido pelos chakras dos pés e do períneo.

Fazer estas energias se encontrarem na região da glândula pineal, no centro da cabeça, na altura entre as sombrancelhas. Faça então com que o chakra da pineal se expanda e adquira uma grande aura dourada de energias da melhor qualidade possível, de pura paz e amor incondicional a tudo que existe no universo, pensando em coisas boas e tranquilas.

Além de expandir a aura da pineal, também expanda a aura do chakra da coroa, dos chakras da nuca, acima da nuca atrás da cabeça, do chakra ajna entre as sombrancelhas, e de chakras que ficam na testa, numa linha que se estende do chakra ajna até o início do cabelo e passa pelo meio da testa em direção ao chakra da coroa.

À medida que expande a aura destes chakras, faça com que a energia seja cada vez melhor, mais pura, mais amorosa e com um silêncio cada vez maior de paz limpa como se fosse um vazio absoluto, de tranquilidade e serenidade infinitas.

Fique 15 minutos a meia hora, ou o tempo que puder, fazendo isso. Sugue energia da Terra e de dimensões superiores, criando um fluxo forte de energias, em forma de pilar, que pode se expandir até além do corpo físico, e faça com que esta energia se acumule e energize os chakras da coroa, da pineal, da frente e de trás da cabeça, como coloquei acima.

Ao redor do chakra da coroa também existem chakras menores e bem importantes. Toda a cabeça tem chakras. Os chakras desta linha meridiana à frente e atrás são mais importantes e nestas linhas existem alguns chakras maiores e mais importantes, que você deve localizar e perceber.

Por exemplo, o da nuca, o atrás da cabela acima do da nuca e mais ou menos na altura dos olhos (mas atrás da cabeça), o ajna entre as sombrancelhas, um acima do ajna e mais ou menos no meio da testa, e outro acima deste da testa que fica mais ou menos no começo do cabelo (acima da testa). Depois temos o chakra da coroa e ao redor deste alguns outros que também devem ser explorados e manipulados através da vontade, sugando energias com eles para fortalece-los.

Sugue mais energias com os chakras, e os faça acelerar e pulsar, ou só densificar a energia colocada na órbita deles. Mexer um chakra assim é como mexer um braço ou uma mão, e requere prática para perceber o chakra e manipular energia com ele. Isso vem com a prática, tanto a percepção quanto o efeito em si e daí desaparecem todas as dúvidas de se isto está acontecendo e surtindo efeitos ou não. O tempo para resultados varia de pessoa a pessoa, mas certamente chega com a persistência e boa intenção.

*Expansão das auras e energia dos chakras
Quando digo expandir a aura do chakra, quero dizer colocar mais energias na órbita deles. Eles são como cornetas com energia circulando através destas cornetas ou hélices. A idéia é colocar mais energia nos chakras para que eles tenham um raio maior, como se virassem cornetas maiores. O redemoinho de energias aumenta e com isso o chakra tem que se desenvolver para suportar aquela quantidade de energias maior, e de uma vibração melhor ainda, o que o faz se tornar capaz de mobilizar energias mais sutis, de dimensões mais elevadas onde há paz e amor mais puros e de um nível superior.

À medida que os chakras se desenvolvem eles se tornam maiores também, e mais fortes. Então inicialmente se aumenta a aura deles, poderia ser como se eles crescessem, mas o que aumenta é a aura deles inicialmente. Com o tempo eles mesmos se tornam maiores, podendo ficar com tamanho superior ao que tinham mutia energia em sua órbita, mesmo em estado de descanso onde não mobilizam muita energia. E ao receberem mais energias para desenvolverem sua estrutura, ficam maiores ainda.


*Densidade e intensidade das energias
É interessante colocar que se tem volume de energias, a densidade também que seria o nível dimensional delas, se é mais físico ou mais sutil, e isso não interfere na qualidade - pode ser mutio palpável a energia e ao mesmo tempo muito boa, evoluída.

Quanto a serem condensadas e concentradas, considero diferente de serem densasou não - neste caso as energias condensadas seriam mais brilhantes e com um padrão mais intenso. É como se constituísse um volume menor de energias, mas que por serem concentradas, têm um brilho mais intenso e se percebe que o padrão e programação delas é mais forte do que o normal, se comparadas a um volume de energias maior mas menos concentradas (menos brilhantes e com um padrão menos intenso).

Acho importante diferenciar energias densas de energias intensas. Densidade eu considero o nível dimensional, mais físico ou sutil. E intensidade a força da energia ou programação contida nela. E quando pessoas dizem "Ah, o ambiente estava denso" querendo dizer que era um ambiente pesado e ruim, estão usando uma linguagem diferente da que uso em meus textos. Quando eu estiver me referindo a ambientes ruins, direi ruins, e não pesados ou densos, para evitar confusão.

Como não se fala em energias no cotidiano acho que é normal não se fazer muita distinção entre estas características da energia astral ou biomagnética da aura humana em si.


*Chakras do corpo e canal central de energias
São muitos os chakras do corpo, e localizados por toda sua extensão. Porém existe uma linha meridiana que passa pelo meio do corpo, na frente e atrás, aonde estão localizados os chakras mais fortes, e é por esta linha que se tem um fluxo maior de energias. A energia flui na frentre e atrás do corpo, como se fosse pela coluna (kundalini) e também pela frente do corpo.

Dentro do corpo humano, e de sua aura e duplo etérico/corpo de energia, se tem um tipo de tubo de energia, como se fosse um pilar de energias, passando exatamente pelo meio do corpo, como um meridiano central. Este é o que eu chamo de tubo prânico. Ele vem da Terra para o corpo e sobe passando por dentro deste, até sair pela coroa e se estender acima dela, rumo a outras dimensões ou ao espaço. Não sei descrever.

Este tubo prânico, quando devidamente energizado produz uma aura grossa, ou ele mesmo se expande e é chamado de canal de Antahkarana. Na verdade acredito que o canal de Antahkarana descrito na literatura induísta e também nos livros de Mestre Choa Kok Sui, seja o nome indu para o tubo prânico descrito por meditadores ocidentais. Só que é narrado como se estendendo desde o centro da terra até a pessoa e subindo rumo ao infinito, enquanto os ocidentais geralmente dizem que o tubo apenas vai do períneo ao topo da cabeça.

Eu prefiro usa-lo como um tubo infinito. Assim a energia flui melhor.


*Excessos de energia
Se depois de fazer o exercício sentir que está com energias demais, então movimente esta energia até o abdômen e concentre ela na região atrás do umbigo, que é onde os chineses taoístas a guardam para construir reservas de energias. Esta região tem vários centros de energia e é chamada de "Dan Tien" (campo do elixir) abdominal. Ou chamada de "Chi Hai" ou "Ki Hai" (mar de chi/ki).

Os chakras desta região são capazes de armazenar energias, comprimir elas e depois em momentos de necessidade, liberar esta energia para circular pelo corpo. Desenvolver esta habilidade de armazenar é muito útil e pode tornar a aura mais densa (física) e forte. E emitir também o ectoplasma tão popular no oeste, em livros espírtas e afins. Esta energia densa é boa para curas.

Se mesmo depois de condensar energias nestes chakras abdominais ainda sentir que está muito ligado, peça ajuda a seus guias para que lhe dêem inspirações em como proceder. E estenda as mãos e mande as energias em excesso para alguma causa que precise de ajuda, mandando sua bênção para que tudo se resolva da forma mais harmoniosa e tranquila possível em bem de todos. Faça isso até sentir paz e tranquilidade, e que seu corpo físico e duplo etérico (corpo de energias) estão em harmonia e prontos para seguir o dia ou ir dormir. 


*Síndrome da Kundalini
Se você tem problemas de aumento da libido ou insônia após praticar muito destes exercícios é melhor parar um pouco e pesquisar sobre síndrome da kundalini. Estas práticas de liberar energia abençoando o planeta ou causas que precisam de ajuda ao mesmo tempo em que se pede orientação dos guias espirituais através de pensamento e orações já deve ser o suficiente para estabelecer o bem estar. Porém existem casos raros onde o melhor é parar os exercícios durante um tempo, semanas ou mais, até os sintomas desaparecerem, e se necessário procurar um profissional de confiança no uso de energias e curas.

Com o tempo os exercícios podem ser retomados lentamente, para ver se as coisas fluem de forma mais tranquila.

Ou então a pessoa pode continuar apesar de qualquer sintoma e ver aonde as coisas vão parar, neste caso não me responsabilizo por nenhum resultado indesejado.

Qualquer comentário ou sugestão é bem vindo, desde que bem intencionado.


Boas práticas e tudo de bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário