As rosas estão sempre presentes em ornamentações dentro de qualquer culto e qualquer cerimônia. São belas e harmônicas e nunca saem de moda. São os órgãos reprodutores das plantas, por isso são mágicas, chamam atenção, atraem pássaros e insetos, que auxiliam no trabalho sexual e atraem nossos olhares.
Belas e delicadas elas transmitem cores e odores. Possuem encanto e propriedades provenientes das cores que alegram nossas vistas. Cada cor estimula um sentimento, acrescenta uma pitada de felicidade ao ambiente onde se instalam.
Dentro das magias da umbanda, as rosas são utilizadas como decoração nos gongás e firmezas e com certeza não estão ali só para decorar; e também são utilizadas em banhos de energia e, até mesmo, em chás. Rosas Brancas trazem o sentido da Pureza e da Paz. Facilitam a paz interior e ajudam a entrar em conexão e contemplação com o eu interior. Protegem contra energias negativas, purificam os sentimentos, acalmam e trazem o sentido da compaixão estimulando o perdão. São ligada à harmonia e à espiritualidade superior. Podem ser usadas em crianças e até bebês. O banho com rosas brancas é eficaz contra alergias de pele e coceiras. Colocadas nos ambientes atuam contra as energias maléficas e acalmam as pessoas que estão ao seu redor. A rosa branca esta ligada a Iemanjá, a Oxalá, dependendo da situação a Oxum e até mesmo Nanã.
Rosas amarelas significam Felicidade e Amizade. Tanto em banhos como colocadas em ambientes trazem bem estar, alegria, sensação de leveza e ajudam a ativar as energias universais da prosperidade. O banho equilibra o espírito e a mente e é excelente para limpeza espiritual. A rosa amarela esta ligada a Oxum e Iansã.
Rosas cor de rosa estão ligadas à Amizade e ao Carinho. Facilitam a conexão com a chama trina e com a divindade interior. Desenvolvem sentimento de amor próprio, humildade e passividade. Ajudam a reconhecer os erros e a perdoar os fatos negativos da vida. A rosa cor de rosa está ligada a Iansã e aos Ibejis.
Rosas vermelhas significam Amor e Paixão, são um modo mais direto de dizer “Eu amo” alguém, algo, a vida, o trabalho, ou qualquer outra coisa. São totalmente indicadas para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajudam a desenvolver a sensualidade, e despertam a libido. É um banho estimulante que tem o poder de desbloquear os chacras e livrar a aura de miasmas espirituais, deixando a pessoa “descarregada” de energias negativas. É ótimo contra depressão. A rosa vermelha está ligada a Iansã, aos Ciganos e às Pombagiras.
Rosas lilás estão ligadas a espiritualidade superior, a cura interna de males ocultos, a prisões contruídas por nós mesmos. Rosas lilás estão ligadas ao Orixá Nanã e trazem paz, sabedoria e equilíbrio espiritual a um ambiente perturbado nesse sentido.
Rosas coral, salmom ou chá trazem sempre a alegria, todas são variantes de tons parecidos de cor; as mais escuras ligadas a Iansã e as de tons mais claras a Oxum. Celebram a alegria, as glórias e têm o poder de transformar tristeza em alegria; insatisfação em satisfação. São também ótimos estimulantes para a vida, renovam as esperanças e a fé.
José Carlos Mello, dirigente de culto umbandista
Nenhum comentário:
Postar um comentário