domingo, 1 de dezembro de 2013

Exú Morcego - Sobre e Oferenda

O Exú Morcego é o Exu da morte, cura e vida. É a divindade (espírito) do ar que desceu do céu para decapitar os primeiros homens maias feitos em madeira.
Seu assentamento leva ferradura e ouro. Vem pela linha de Umbanda, sendo também cultuado em várias casas de candomblé.
Ele representa o arcano 13 do tarô e guardião do umbral. Guland como é conhecido cabalísticamente é o anjo que trás consigo o ritual da morte das paixões terrenas onde o homem sai da roda de sansara e entra na vida, ou seja em direção a luz.
É também a divindade que aprisiona as pessoas apegadas as paixões terrenas e somente sai das cavernas quando realiza as verdades espirituais da vida.
Agora vamos a Oferenda (trabalho) para Exú Morcego:

1 bife de gado sem bater, 1 bife de porco levemente mal passado no dendê, 7 velas brancas, 7 charutos, 7 moedas correntes, 7 pedacinhos de imãs, pipocas estouradas com 1 pitada de sal [vai uma pitada no bife de porco tbm], 7 batatas assadas de uma forma que elas aparentem enrugadas e milho torrado com uma pitada de azeite de dendê em fogo baixo mexendo constantemente.
Lembrando que o milho escurece e não pode estar claro nem queimado, no momento que estourar alguns perceberá que a cor mudou e está pronto.
1 cravo vermelho e uma cachaça de alambique.
Arriar numa encruzilhada em formato de cruz de chão batido, Acender uma vela, chamar por Exú morcego e o dono daquela Encruzilhada, Cantar alguns pontos para Exú (caso não saiba veja abaixo) e peça o que quizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário